Towards Inclusive
and
Sustainable Europe

Para uma Europa Inclusiva e Sustentável

Para uma Europa Inclusiva e Sustentável

O projeto visa conscientizar sobre a importância de envolver os migrantes e minorias plenamente na sociedade civil, bem como sensibilizá-los para compreender e apreciar a normalidade das diferentes visões de mundo, costumes e modos de vida entre os seres humanos. Além disso, o projeto visa apoiar as comunidades migrantes e minoritárias no exercício dos seus direitos e responsabilidades na sociedade e aumentar o seu sentimento de pertença à comunidade, tanto local como europeia.

As atividades do projeto incluem: seis debates públicos em países parceiros sobre questões que desafiam as minorias/migrantes e nossa sociedade; uma campanha mediática de combate à estigmatização e importância dos grupos-alvo de inclusão/integração; e um evento central do projeto é uma semana de cidadania ativa (festival) com uma agenda muito diversificada.

Nosso objetivo é destacar simultaneamente o envolvimento de minorias e migrantes em nível local e na Comunidade Europeia em geral e celebrá-lo.

A semana/festival da cidadania ativa inclui eventos educativos, culturais e de networking, como: uma conferência internacional, formações e workshops, concertos, performances, feiras gastronómicas e interculturais. Um dos principais resultados práticos será o Relatório Europeu sobre a situação dos grupos vulneráveis e os seus direitos. Em torno deste evento, pretendemos construir uma rede informal de organizações, instituições governamentais e cidadãos ativos que trabalham no terreno com migrantes e minorias. As organizações parceiras dedicam-se a atingir metas estabelecidas e a contribuir para uma Europa mais inclusiva e sustentável a nível local, nacional e europeu.
O projeto “Towards Inclusive and Sustainable Europe” é coordenado pela Associação Sillamäe Lastekaitse Ühing  sediada em Estónia, sob a gestão do Programador Vassili Golikov.  A CulturFACE é a entidade parceira/delegada em Portugal e está envolvida desde o início da preparação no referido projeto com a participação em atividades diversas, conforme a agenda detalhada e partilhada entre os parceiros que integram o Consórcio para a execução das ações em programação.
 
O Consórcio do projeto “Towards Inclusive and Sustainable Europe” é composto por seguinte parceiros: Sillamäe Lastekaitse Ühing / Sillamäe Society for Child Welfare (Estonia), Fimigrant RY (Finland), Burgårdens Gymnasium (Sweden), Paaudzu dialogs /Generation Dialogue (Latvia), Jaunimo centras Babilonas /Youth Centre Babilonas (Lithuania), Bramfelder Kulturladen (Germany),WE Organization (Netherlands), AHEAD – ASSOCIACIO D’EDUCADORS EN DRETS HUMANS (Spain), CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento (Portugal), INSTITUT LUDSKYCH PRAV / Human Rights Institute (Slovakia), To Spiti tis Evropis sti Rodo /The European House of Rhodes (Greece) e To Spiti tis Evropis sti Rodo /The European House of Rhodes (Greece).

Programação do projeto

De acordo com a programação do projeto, a CulturFACE fez-se representar através de delegações que participaram em debates foram realizados em cada um dos países, com pode constatar através do relato de imagens fotográficas: 
1.07.2021 – 4.07.2021 I. Public debates in Hamburg, Germany 
 
18.08.2021 – 21.08.2021 II. Public debates in Tallinn, Estónia 
 
15.09.2021 – 18.09.2021 III. Public debates in Barcelona, Spain 
 
13.03.2022 – 16.03.2022 VI. Public debates in Brussels, Belgium 

04.05.2022 – 08.05.2022 V. Public debates Tallin, Estonia