“Às Claras” – MixOeira_INOVA: Vizinhança Saudável e Solidária conecta Comunidades

A Quinta Alegre – Lugar de Cultura, acolheu nos dias 3 e 4 de Junho a iniciativa denominada “Às Claras“. O objetivo desta acão, foi promover o encontro entre os antigos e os novos moradores do território de Santa Clara, o encontro das gerações mais velhas e as mais jovens, como um dos mecanismos, que permite a criação de redes de vizinhança, sob a iniciativa dos próprios moradores locais.

“Às Claras”, é a forma de conectar pessoas, incentivando-às a celebrar, valorizar e ampliar a cultura na comunidade local.

Foram dois dias recheados de programação diversificada.

Contou com a participação dos habitantes da Santa Clara para partilha de conhecimentos e habilidades com a comunidade, dando também palco a parceiros e aos criadores locais.

“Às Claras” e o projecto MixOeira_INOVA: Vizinhança Saudável e Solidária,

A iniciativa, cruza-se com o projeto MixOeira_INOVA: Vizinhança Saudável e Solidária, que funcionou na máxima perfeição.

Graças ao espírito de diálogo intercultural, cooperação para o objetivo comum entre as organizações, inter-pares/atores para o incentivo à vida comunitária em Santa Clara – uma extenção territorial da Cidade de Lisboa.

Durante o evento, revelou-se a “Arte e Cultura” na Comunidade, permitiu aos nossos emprendedores locais sairem da “invisibilidade” graças ao seu talento. A vontade demonstrada em ações de capacitação desenvolvidas por formadores certificados Sona Fati e Francisco Oliveira.

Atualmente, já podemos dizer que o projeto MixOeira_INOVA, é sem dúvida a porta aberta dos “invisíveis” aos palcos do conhecimento espelhando a convivência saudável e solidária entre cidadãos.

“Às Clara” um evento de festa e conhecimento

Ficou demonstrado “Às Claras”, ao sabor de Música de Pedro Magalhães, Ponto Cruz da Empreendedora Ivone Gomes, Escola de Música da Banda musical e Artística da Charneca, Fio à Meada, Tranças Tradicionais Africanas, A Música das Nossas Terras, entre vários Workshop’s que demonstram o processo do “Papel Reciclado” e a criação de de figuras em papel, dinamizados por utentes da ERPI – Quinta Alegre, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A iniciativa “Às Claras realizada na Quinta Alegre – Lugar de Cultura, aconteceu em parcerias com: o Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca de SCML, Banda Musical e Artística da Charneca, Centro infantil Dr. António da Costa Leal/União das Mutualidades Portuguesas, ERPI-Quinta Alegre- SCML, EScola Superior de Educação dE Lisboa, Educar e Sorrir, Associação Lugar Comum, fio à Meada, Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar – EB1 Maria de Luz de Deus Ramos e EB 2/3 do Alto do Lumiar e o Teatro Nacionla D.Maria II.

Desde já, fica o nosso agradecimento, pela ação coletiva, desenvolvida ao longo dum processo bastante construtivo e, colaborativo garantindo assim, o sucesso global da iniciativa “Às Claras” em Lisboa.

A Culturface, representada por Celso Soares, associa-se a esta acção como a associação cultural, dinamizadora do projecto MixOeira_INOVA: Vizinhança Saudável e Solidária

Partilhe!

Leave a Comment