O projeto visa conscientizar
sobre a importância de:

  • Desenvolvimento Sustentável
  • Saúde
  • Iniciativas Culturais
  • Capacitar líderes & moradores(as)
  • Diálogo Intercultural
  • Respeito
  • Relações Sociais
  • Responsabilidade
  • Promoção da Economia Social
  • Higiene Urbana
O projecto tem 10 iniciativas locais, divididas por reuniões & encontros.
Têm como objectivo fomentar & operacionalizar com líderes comunitários para obter o seu apoio para mobilizar a participação da comunidade.
 
As 5 fases:
  • Identificar as prioridades
  • Planear a longo prazo
  • Criar projectos
  • Mobilizar investimentos em recursos
  • Implementar projetos de desenvolvimento comunitário e de proximidade
As acções desta actividade têm como o propósito desenvolver a capacidade ao nível da comunidade para identificar as prioridades, planear a longo prazo, criar projectos, mobilizar investimentos em recursos e implementar projectos de desenvolvimento comunitário e de proximidade. Numa lógica de fomento/operacionalização as reuniões preliminares com os líderes comunitários e o seu apoio para mobilizarem a participação da comunidade.

Destinatários preferenciais: Toda a comunidade (espírito de irmandade)

Durante a actividade, aconteceram as acções de capacitação de líderes na comunidade, apoiando e reforçando moradores que são desde já respeitados e ouvidos pelos residentes no território para reforçar e alargar a sua componente participativa como opção estratégica fundamental para a criação e dinamização de uma rede de vizinhança solidária e ativa no apoio e respostas à comunidade envolvente.

Durante as dinâmicas realizadas, referenciamos como o ponto de contactos, os espaços comerciais já existentes e dinamizados por moradores e aqueles que em tempo útil, vão sendo criados nos Territórios

Destinatários preferenciais: Jovens, Adultos (população em idade ativa), Toda a comunidade

Trata-se de actividade que surge como Pontos de Referência em locais de convergência dos moradores, incentivando a que as lojas que se pretendem abrir, com a parceria da Câmara Municipal, na Alta de Lisboa (já cedida pela CML), converta-se num espaço de oficina mediatizada intercomunitário – Encontro de relevância entre moradores/visitantes. Pretende-se que estes espaços seguros possibilitem o convívio e conhecimento entre grupos, e sejam promotores de relações de vizinhança e de sinalização de situações para potenciar respostas às necessidades dos moradores.

Destinatários preferenciais: Adultos (população em idade ativa), Toda a comunidade
Iniciativas com vista à qualidade e segurança alimentar, incluindo, se necessário, apoio direto às famílias no acesso a bens alimentares essenciais entre outros, através da sinalização em Pontos de Referência para a distribuição de alimentos em caso de necessidade e encaminhamento para respostas no território. O nosso propósito é mitigar as situações de risco e exclusão pretende-se diminuir as diferenças promovendo uma vivência da cidadania plena.

Destinatários preferenciais: Toda a comunidade

niciativas e campanhas de sensibilização e informação para a comunidade (medidas de prevenção, riscos de transmissão comunitária, sintomas e cuidados em isolamento, realização dos testes, direitos e deveres, diferenças linguísticas e diversidade cultural). para a prevenção e redução de riscos associados ao COVID 19 e outras doenças, nas populações mais vulneráveis, facilitando o acesso a consultas médicas, através dos parceiros PROSAUDESC. Disponibilização de receitas e medicamentos a pessoas com mobilidade reduzida e em isolamento.
Destinatários preferenciais: Idosos, Toda a comunidade
Iniciativas Culturais, envolvendo talentos do território, para a prevenção e combate à exclusão social, isolamento ou abandono com um cariz de educação ambiental (reciclagem, ex) através de momentos de proximidade entre comunidades, respeitando as normas governamentais e promoção de ações de sensibilização para a mitigação de mitos e pré-conceitos entre a multietnicidade do território, diminuindo as diferenças e promovendo a divulgação através das Redes Sociais, diminuindo o estigma associado a estes territórios e contribuindo para a imagem positiva dos mesmos.
Destinatários preferenciais: Toda a comunidade

Estas sessões são para que os moradores interessados se sintam imoderados enquanto procuram emprego e após a integração em contexto de trabalho. Num processo de acompanhamento baseado nas técnicas de Coaching serão orientados na construção da sua imagem para a entrevista para uma inserção mais fácil no contexto de trabalho. Estas sessões pretendem capacitar os beneficiários a atingir seus objetivos profissionais e pessoais, com sensibilização para as regras face ao covid, tornando-os uma realidade alcançável. 

Destinatários preferenciais: Toda a comunidade
Apoio a moradores do território a serem empreendedores de sucesso, ajudando-os em todas as fases do processo de criação e de desenvolvimento dos seus negócios, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, parceria já firmada, com a atribuição de uma loja na Alta de Lisboa, esta atividade é dirigida aos empreendedores locais apoiando a reflexão e a execução dos seus novos negócios e conta já com um grupo de quatro (4) mulheres, residentes na Ameixoeira, motivadas a criar e desenvolver as suas ideias de negócio e instalá-las no bairro, promovendo a economia local e realizar sonhos.
Destinatários preferenciais: Toda a comunidade
Tendo em conta as características dos residentes do território e as suas dificuldades de acesso a meios virtuais, as sessões de informação, workshop’s serão realizadas no Espaço CulturFACE, em pequenas equipas (duas pessoas) e com as distâncias adequadas. E espera-se ser um forte impulsionador de um ecossistema que tem vontade de florescer e de transformar a freguesia, sento, a literacia digital, é um dos aspectos a ter em conta a fim de dar-se as respostas perante a pandemia COVID-19. Esta ação visa também desafiar e capacitar os beneficiários que implicam a entrada e a segmentação dos negócios.
Destinatários preferenciais: Adultos (população em idade ativa), Mulheres

Iniciativa com vista à melhoria da qualidade de vida nos bairros e comunidades, criando grupos de moradores, para limpeza dos espaços comuns, dinamização de uma campanha porta a porta sobre higiene urbana, utilização de jogos tradicionais, para sensibilização do bom uso dos espaços e criação de um espaço para a realização de eventos diversos e de constituição de uma equipa de higiene urbana para o bairro. A necessidade de uma maior limpeza foi apontada pelos moradores, por isso, esta equipa irá definir normas de manutenção e limpeza dos espaços comuns.

Projecto MixOeira_INOVA
Vizinhança Saudável e Solidária,
faz parte do programa Nacional
Bairros Saudáveis