“Ser de Corpo e Alma” é o nome do novo projecto da CulturFACE cuja assinatura de protocolo aconteceu no início do mês de Fevereiro do ano 2024 e o seu início está para breve.
O projecto baseia-se em ações que contribuem para a melhoria de comunicação, visibilidade e sensibilização do País de acolhimento sobre as realidades etno-religiosas, culturais e os direitos fundamentais dos Nacionais dos Países Terceiros, as Comunidades Migrantes e a relação com o País.
O “Ser de Corpo e Alma” consubstancia-se em escutar intervenientes reais, na primeira pessoa: vítima de MGF; ancião de uma etnia africana que utiliza ou utilizou a prática de excisão feminina; Inclui técnicos e alguma vítima de MGF, entre outros, a Produção de conteúdo (s) através de recolha, edição e a sua difusão através de meios de comunicação social (rádio/e ou televisão);
O auditório da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, foi o palco preferido para assinalar 6 de Fevereiro, o dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina em Portugal.
O evento que aconteceu em parceria entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, CIG e a Câmara Municipal de Amadora serviu de momentos de partilha de conhecimentos e para conhecer-se o resultado das medidas, projetos ou ações de Prevenção e Combate à Mutilação Genital que tiveram apoio Técnico e Financeiro da CIG.
O “Ser de Corpo e Alma” fez parte da lista de projectos aprovados pela CIG e que iniciam este ano de 2024, conforme o cronograma de cada entidade beneficiária.
Importa referir que, a Mutilação Genital Feminina consiste em “qualquer procedimento que envolva a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos ou qualquer dano infligido aos órgãos genitais de uma menina ou mulher por motivos não médicos. É uma violação de direitos humanos e uma forma de violência de género. Na União Europeia, estima-se em cerca de 500 mil os casos de mulheres submetidas à prática e 180 mil meninas em risco de o ser, a cada ano.”
Por isso, contamos consigo para dar continuidade ao trabalho conjunto pela eliminação e combate à Mutilação Genital Feminina.
Mais detalhes inerentes ao assunto, pode acompanhar, através do presente link:
https://www.cig.gov.pt/2024/02/gig-assinala-dia-de-combate-a-mgf/