Tertúlia sobre o tema «Cidade e a Diversidade»

A Escola Secundária de Odivelas, Adelaide Cabette acolheu no passado dia 9 de Março a Tertúlia sobre o tema” Cidade e a Diversidade” com propósito de assinalar a semana Europeia Contra o Racismo (12 a 21 de Abril). O evento relacionado com a Diversidade, permitiu sensibilizar a comunidade estudantil aos conceitos da Interculturalidade numa altura em que os novos desafios do Mundo Global é cada vez mais evidente nas sociedades, nas nossas vidas e ao mesmo tempo que é preciso perceber o fenómeno migratório que acontece no Planeta.

Nessa acção participaram cerca de 50 alunos entre o 7º ano e 12º ano de escolaridade que frequentam aquela que situada na Freguesia de Odivelas. Para o momento de encerramento do evento, Dr. Nuno Gaudêncio, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas dirigiu algumas palavras de carácter pedagógico evocando o conceito da Diversidade e da cidadania. O dirigente da Freguesia com a maior densidade populacional no Concelho recordou o seu tempo estudantil na Escola Secundária de Odivelas e incentivou os alunos presentes a apostarem forte nos “estudos” para que todos juntos possamos construir o futuro.

A ação promovida por CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento em parceria com a Junta de Freguesia de Odivelas e a Federação das Mulheres Para a Paz Mundial permitiu partilhar os conhecimentos sobre a Diversidade Cultural, a aceitação do “outro”, pensar o “outro” e olhar a nós próprios em relação aos novos paradigmas relacionados com a sociedade e os direitos sociais convidamos Dr. Nuno Gaudêncio, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas que muito simpaticamente já confirmou a sua presença para participar no evento proveniente da UNITED ACTION INTERCULTURAL, uma ONG sediada em Espanha da qual a CulturFACE é parceira. A referida Organização, preocupa-se com as questões relacionadas com os direitos humanos, luta contra o racismo entre outros direitos sociais na Europa.

Participaram também Drª Marta de Carvalho, Advogada e Presidente da Federação das Mulheres Para a Paz Mundial, Dr. Sérgio Vieira e Celso Soares, Presidente da CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento, além da presença da Representação da Escola Secundária de Odivelas, Adelaide Cabette e o tema foi pertinente para os alunos que revelaram o entusiasmo durante a participação com uma dinâmica de grupo.

Agradecimentos ao fotógrafo: Onésimo Costa…

Dr. Nuno Gaudêncio, Presidente da Junta Freguesia de Odivelas fez o encerramento da iniciativa alusiva a Semana Europeia Contra o Racismo. Durante a sua intervenção, o Líder local, proferiu palavras de insentivo aos estudos, recordando os anos que também foi estudante na Escola Secundária de Odivelas e passou os conceitos relacionados com a interculturalidade. Também falou da importância e o papel duma Junta de Freguesia e lançou desafio aos jovens estudantes para que através da Junta de Freguesia possam realizar iniciativas como por exemplo Visitas de Estudos a Assembleia da República portuguesa entre outras ações de interesse para a escola…

Os jovens estiveram bem atentos e com interesse sobre a dinâmica promovida pela nossa Organização e respetivos parceiros.

Tertúlia sobre o tema “A Cidade e a Diversidade” que aconteceu no âmbito da Campanha Europeia “Strength in Diversity”através da UNITED, entidade parceira da nossa Associação e com a sede em Espanha. O evento aconteceu no passado dia 9 de Março na Escola Secundária de Odivelas.

Drª Marta de Carvalho durante a sua intervenção na Tertúlia sobre a Cidade e a Diversidade. A Presidente da Federação das Mulheres Para a Paz Mundial transmitiu excelente mensagens aos jovens estudante do 7º ao 12º Ano presentes na dinâmica relacionada com a formação em cidadania…

21 de Março – Dia Internacional Contra o Racismo… Porquê?

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Partilhe!

Leave a Comment