Tertúlias sobre Asilo, Migrações e Refugiados

Asilo, migrações e refugiados foram tema de uma tertúlia realizada no espaço CulturFACE, numa organização do  Gabinete de Imagem Integrada e de Recursos Comunicacionais Para o Terceiro Setor. “(Pré) Conceitos veiculados pelos media sobre Asilo, Migrações e Refugiados” teve como intuito refletir na abordagem que é feita por associações e organizações que intervêm nestas áreas e como são utilizadas nas políticas estratégicas. 

O objetivo passa por promover o espaço de (auto)conhecimento  sobre os conteúdos inerentes ao quotidiano de cidadãos que escolheram viver em Lisboa. Por outro lado, visa também perceber como os media tratam assuntos  relacionados com estas temáticas, desmistificando essas terminologias junto da opinião pública.

Devido à pandemia de COVID-19, o evento foi adaptado e transmitido via Live straming, o que motivou a abertura do canal GIIRC 3TV (experimental), direcionado ao público por  YOUTUBE.

A tertúlia contou com a participação das seguintes entidades convidadas: Obras Missionárias Católicas, Eugénia Quaresma;SOLIM – SOLIDARIEDADE IMIGRANTE, Temóteo Macedo; Sociedade Geográfica, Jornalista António Pacheco; JRS – Portugal, Jurista Filipe Doutel, Mesquita Central de Lisboa, Sheikh Munir e o Jornal “É @gora“, representado por Manuel Matola.

O acolhimento e a moderação esteve a cargo de Celso Soares, gestor do Projeto GIIRC’3º – Gabinete de Imagem Integrada e de Recursos Comunicacionais. Refira-se que este projeto é concretizado no âmbito  do Plano Municipal para a Integração de Migrantes na Cidade de Lisboa e é financiado pela União Europeia através do Alto Comissariado para as Migrações, co-financiado por Câmara Municipal de Lisboa

Partilhe!

Leave a Comment