Home / Atividades / Apoios / Reunião entre os parceiros-fundadores do projeto RIM – Rede Interinstitucional para os Migrantes
REDE INTERINSTITUCIONAL PARA OS MIGRANTES
REDE INTERINSTITUCIONAL PARA OS MIGRANTES

Reunião entre os parceiros-fundadores do projeto RIM – Rede Interinstitucional para os Migrantes

Ao anunciar-se a aprovação da Rede Interinstitucional para os Migrantes (RIM), aconteceu no inicio da tarde do passado dia 17 de Abril na sede da JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados) a reunião entre os parceiros-fundadores do projeto RIM, sob a iniciativa da Serviço Jesuíta aos Refugiados.

O projeto que visa essencialmente a criação da plataforma de informação interinstitucional pretende perceber o que se passa com os utentes “migrantes” ao nível da Região da Grande Lisboa bem como a optimizar soluções e acrescentar o valor cooperativo entre os parceiros. Além da JRS, fazem parte a CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento, o Centro Padre Alves Correia (CPAC), Associação Lusofonia Cultura e Cidadania (ALCC), a OCPM (Obra Católica Portuguesa de Migração) e a Casa do Brasil.

Durante a reunião que prepara a fase da execução do projeto analisou-se aspetos relevantes que implicam o mecanismo de desenvolvimento que passam por a apresentação e a discussão das atividades, a identificação das organizações na rede, a criação da Plataforma do RIM em Lisboa é o primeiro projeto dessa natureza ao nível Nacional tendo em conta a sua filosofia e a metodologia junto da comunidade migrante.

A próxima reunião está já agendada para o acerto da fase seguinte dessa rede Interinstitucional dirigida aos utentes Migrantes…

Sobre CulturFACE

CulturFACE é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, constituída por um grupo de amigos e profissionais com iniciativas culturais, artísticas e sociais que se uniram com a grande missão de projetarem as mais-valias do mundo lusófono, menos visíveis, em Portugal. O seu nome resulta da fusão dos nomes dos seus principais mentores (inicialmente CulturFACEIS), todos formados em diferentes áreas profissionais, mas partilham ideias comuns no domínio de Acão artística, cultural e propõem produzir eventos com grande visibilidade. Além da realização de atividades pontuais, a CulturFACE tem sido convidada a participar em atividades que permitem a sensibilização artística e cultural de interesse a fim de ajudar na aproximação cada vez mais de vários grupos imigrantes residentes em Odivelas e nas zonas limítrofes da Região de Lisboa. A organização procura ir de encontro às comunidades através de ações que se identificam com os grupos e pessoas dando a importância a relação interpessoal – sociabilidade. Estatuto da Associação Atualização de Estatuto

Veja também

Conversa No Quintal

A ACOSP – Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe deu início a nova temporada de “Conversa No ...